quinta-feira, 19 de maio de 2011

Sociologia de Max Weber - A ética Protestante

Exercícios para 2º EM - Colégio ITA
 01. A cerca da ética protestante e sua relação com o espírito do capitalismo, marque para as alternativas abaixo (V) verda­deira, (F) falsa ou (SO) sem opção.
(    ) A ética do trabalho entre os calvinistas incluía uma indisposição para executá-lo como vocação, ou seja, como se fosse um fim em si mesmo.
(    ) A organização capitalista racional do trabalho funda­mentou-se em um comportamento metódico, que decorreu da ética católica.
(    ) O comportamento racional diante do mundo proporcionou o impulso aquisitivo que favoreceu o surgi­mento do capitalismo.
(    ) A valorização do cumprimento do dever nas profissões mundanas contribuiu para uma nova cultura, favorá­vel ao surgimento do capitalismo.


02 Qual é a relação existente entre protestantismo e capitalismo, segundo Weber?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
03 (UFU-MG/PAIES) Considere as seguintes colocações de Max Weber a respeito do papel da religião nos Estados Uni­dos do início do século XX.
A admissão à congregação é considerada como uma garantia absoluta de qualidades morais, especialmente as qualidades exigidas em questões de comércio. O batismo garante à pessoa os depósitos de toda a região e o crédito ilimitado sem qualquer concorrência.
WEBER, M. Ensaios de sociologia. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1982, p. 350.
A respeito das investigações de Max Weber sobre a in­fluência das éticas das religiões mundiais no comporta­mento econômico de determinados setores das sociedades, marque para as alternativas abaixo (V) verdadeira, (F) falsa ou (SO) sem opção.

(    ) A doutrina da predestinação − elemento central do calvinismo − contribuiu para  a racionalização e os metodismos cotidianos, es­senciais à ética moderna do trabalho.
(    ) Coube ao calvinismo consolidar a noção, segundo a qual o trabalho mundano é uma vocação a ser exercida de maneira sistemática e disciplinada, objetivando a glória divina.
(    ) A ética protestante mostrou-se inadequada para o desenvolvimento do espírito capitalista mo­derno ao glorificar a usura e a confissão como meios para a salvação espiritual.
(    ) A ética católica revelou-se fundamental para a con­solidação do espírito do capitalismo moderno, na medida em que glorificou o trabalho como sinal de salvação espi­ritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário